Dermatologia
A Dermatologia é a especialidade médico-cirúrgica que diagnostica e trata as doenças de pele, cabelo, unhas e mucosas, bem como as doenças de transmissão sexual. Dedica-se, também, à correção dos distúrbios da aparência.
De facto, a pele, sendo o maior órgão do corpo humano, é muitas vezes sede de doença. A exposição da pele às influências do ambiente e a sua importância para a boa aparência e bem-estar obriga a cuidados acrescidos que a Dermatologia pode proporcionar.
Cuidados com a pele
Doenças da pele
A combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir:
Micoses
Infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, mas isso não significa que outras partes do corpo estejam imunes. Vale lembrar que ninguém está livre delas, crianças, jovens, adultos e idosos. A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como: secar-se bem após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés e axilas. Deve-se também evitar andar descalço em pisos constantemente húmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Recomenda-se, ainda, evitar calçados fechados o máximo possível, optando pelos mais largos e ventilados.
Manchas e sardas brancas
As manchas e as sardas brancas surgem devagar e, quando menos se espera, lá estão elas. Representam danos que os raios solares causaram na pele e aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele.
As manchas senis ou melanoses solares, em geral, são escuras, de coloração entre castanho. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. Já as sardas brancas aparecem quando há ação cumulativa da radiação solar sobre áreas de pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida. A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar. Essas lesões são benignas, não evoluem para o cancro da pele, entretanto, recomenda-se avaliação pelo dermatologista para diferenciá-las de lesões suspeitas, que merecem uma avaliação mais detalhada.
Acne solar
Provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, uso do protetor solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele e protetores solares com base aquosa ou em gel, o que pode diminuir a oleosidade.
Médicos Especialistas
Horário para marcações
Segunda a Sexta | 8:00 – 23:00 |
Sábado | 8:00 – 23:00 |
Domingo | 9:00 – 16:00 |