Podologia

A Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objectivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano.

O Podologista ou Podiatra é um profissional de saúde da área da Podologia, que tem como principal objectivo prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e efectuar o respectivo tratamento.

Avaliação e diagnóstico postural, marque já uma consulta.

Micose Interdigital (Pé-de-Atleta ou Frieira)

Dermatomicose ( fungos da pele)

Onicocriptose (Problemas com unhas encravadas)

Onicogrifose(engrossamento irregular da unha)

Queratopatias (calos, calosidades)

Onicomicoses (micose das unhas).

Pé Plano (quando a curvatura do pé não é a correcta ou não existe)

Pé Valgo (quando o calcanhar se inclina para a parte interior do pé)

Hiperhidrose (transpiração em excesso)

Verrugas Plantares. Tumor benigno produzido pela proliferação das papilas na superficie da pele.

Joanetes

Esporão do calcâneo (Ossificação localizada na face plantar ou posterior do calcanhar)

Dedos em garra

Pé Diabético

Úlceras/Feridas

Gretas/ fissuras

1. Higiene: lavar os pés todos os dias com sabonete e pH neutro. E depois secar muito bem, especialmente nos espaços interdigitais.

  1. Observar os pés com frequência, de forma a poder detectar atempadamente eventuais alterações.

3. Hidratar com um creme específico para pés. Cortar as unhas de forma recta com instrumento desinfectado e de uso pessoal.

4. Usar meias de fibras naturais (lã, algodão, seda) ; A meia funciona como uma protecção do pé.

5. Usar calçado de material natural (pele, couro),  arejado, e que respeite a morfologia do pé, em cumprimento e em largura; ( Os tacões, na mulher, não devem ultrapassar os 3 centímetros de altura).

6. O calçado deve ser adquirido ao final do dia (quando o pé já apresenta algum edema)

O salto alto altera toda a biomecânica do passo, devido à pressão exercida no hálux (dedo grande do pé). Como resultado dessa pressão surge o cansaço, dor e calos. Aumentam as probabilidades de surgirem deformidades ósseas como joanetes ou de problemas na musculatura da coxa e na curvatura lombar. Acrescentam-se ainda os riscos de queda, lesões dos ligamentos e luxações no tornozelo, provocados pelo equilíbrio precário do andar nas alturas.

Se usar calçado de saltos opte por sapatos com plataforma e bico mais largo (quadrado). Os sapatos ou sandálias com plataforma forçam menos a curvatura do pé, e os de bico mais largo diminuem o aparecimento de joanete e calosidades. Os sapatos confortáveis com palmilhas especiais são úteis por distribuírem o peso do corpo por toda a superfície plantar.

Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Ao retirá-lo, faça uma hidratação da área. Use esmalte adequado (que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia).

O ideal seria periodicamente !
Pelo menos uma vez por cada mês, mesmo que não haja nenhum tipo de lesão ou patologia nos pés. Muitas pessoas só procuram o Podologista quando estão com algum problema. Na verdade, a prevenção é fundamental para evitar o aparecimento de doenças ou complicações.

Médico  Especialista

  Horário para marcações

Quarta-feira 8:00 – 13:00
Marcação prévia

  +351 281 380 660

chamada para rede fixa nacional

  ONDE NOS ENCONTRAR

Marque uma consulta

Ao seu dispor uma equipa de excelência para garantir o seu bem-estar sempre com rigor para cuidar do bem mais precioso: a sua saúde.