Reumatologia
A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento das doenças que afectam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas.
Apesar do seu início precoce ser frequente, as doenças reumáticas são crónicas e, por isso, a sua prevalência aumenta inexoravelmente com o envelhecimento da população.
De uma forma geral, as doenças reumáticas podem subdividir-se em:
- Doenças reumáticas crónicas imunomediadas, como a artrite reumatóide, as espondilartrites (nomeadamente a espondilite anquilosante, a artrite psoriática, a artrite reactiva e outras formas de espondilartrite), as artrites idiopáticas infantis, a polimialgia reumática, as vasculites, o lúpus eritematoso sistémico e outras patologias difusas do tecido conjuntivo (como a esclerose sistémica, a síndrome de Sjogren, a dermatomiosite, etc.).
- Doenças reumáticas não imunomediadas, grupo em que se incluem, a título exemplificativo, a fibromialgia, a gota, as tendinites, a osteoporose e a osteoartrose.
Médicos Especialistas
Horário para marcações
Segunda a Sexta | 8:00 – 23:00 |
Sábado | 8:00 – 23:00 |
Domingo | 9:00 – 16:00 |
+351 281 380 660
chamada para rede fixa nacional
ONDE NOS ENCONTRAR
A artrite reactiva (antigamente chamada de Síndrome de Reiter) pertence à família das espondilartrites e é definida como uma artrite (inflamação das articulações) que ocorre entre dias a semanas após uma infecção bacteriana sobretudo gastrointestinal ou genito-urinária.
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crónica, inflamatória, auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.
A Psoríase é uma doença caracterizada pelo aparecimento na pele de manchas salientes e avermelhadas com escamas cinzas chamadas placas.
Estas placas podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Localiza-se normalmente ao nível dos cotovelos, dos joelhos, da região sagrada, umbigo, área da barba e no couro cabeludo, sendo designada nestes casos de Psoríase em placas. Estas placas induzem prurido ou coceira e sensação de queimadura no local, o que pode levar o doente a tentar remover estas lesões. Noutras formas menos frequentes como a pustulosa, notam-se pequenas vesículas de pus, principalmente na palma das mãos ou planta dos pés.
A Psoríase evolui habitualmente por surtos, o que significa que existem períodos em que a doença se agudiza e outros em que melhora nitidamente. A Artrite Psoriática (AP) é uma artropatia inflamatória (periférica e / ou axial), que surge em doentes com Psoríase. Esta doença reumática pode revelar-se de várias formas, desde o envolvimento de apenas uma articulação, até ao atingimento de múltiplas articulações, no contexto de formas erosivas, progressivas e incapacitantes.
A AP pode ainda causar envolvimento ocular com conjuntivites e uveítes. Não costuma ter predomínio de género, de uma forma geral, embora o envolvimento axial seja mais frequente no sexo masculino, e o envolvimento poliarticular simétrico mais frequente no sexo feminino. Embora possa surgir em qualquer idade, a Artrite Psoriática inicia-se mais frequentemente entre os 30 e os 50 anos de idade, existindo também formas de aparecimento juvenil (Artrite Psoriática Juvenil).
A prevalência da Artrite Psoriática é de cerca de 1 em 1000 (em cada 1000 indivíduos, 1 sofre da doença).
Artrite Idiopática Juvenil é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil).
A Doença de Behçet é uma doença inflamatória crónica, rara, que provoca inflamação dos vasos sanguíneos do organismo, atingindo as mucosas, a pele, os olhos, e as articulações.
A Esclerose Sistémica (ES) é uma doença sistémica inflamatória crónica, que se carateriza por inflamação e fibrose dos tecidos e alterações dos vasos sanguíneos, afetando vários órgãos, sobretudo a pele, tubo digestivo, pulmões, rins e coração.
As espondilartrites são um grupo de doenças inflamatórias crónicas, que têm em comum um conjunto de características clínicas e genéticas. Fazem parte deste grupo de doenças a espondilite anquilosante, a artrite psoriásica, a artrite associada à doença inflamatória do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa), a artrite reactiva, entre outras formas.
A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto, como o esforço, stress ou os ruídos.
A gota é uma doença reumática inflamatória resultante da deposição de cristais de monourato de sódio.
O lupus eritematoso sistémico é uma doença crónica imunomediada. Caracteriza-se pela produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo que podem causar lesão de diversos órgãos.
As miopatias inflamatórias (ou miosites) são doenças autoimunes raras, que afetam os músculos. São mais frequentes no sexo feminino e podem afetar tanto crianças como adultos.
A osteoporose é uma doença generalizada do esqueleto que se caracteriza por uma diminuição da densidade mineral óssea e alterações da qualidade do tecido ósseo, conduzindo a um risco elevado de fractura.
Trata-se de uma doença reumática inflamatória, relativamente comum, e que afeta maioritariamente pessoas com mais de 50 anos de idade.
A Síndrome de Sjögren é uma doença imunomediada crónica caracterizada pela desregulação do sistema imunitário, que ataca tecidos e órgãos saudáveis, em particular as glândulas salivares e lacrimais.
As vasculites são um grupo heterogéneo de doenças caracterizado por inflamação dos vasos sanguíneos.