Terapia da Fala
A Terapia da fala é a área da saúde que desenvolve um conjunto de atividades e procedimentos terapêuticos responsáveis pela prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana (compreensão e produção da linguagem oral/escrita).
Quando procurar um terapeuta da fala?
Crianças até aos 5 anos
Crianças em idade escolar
Adolescentes e adultos
Médicos Especialistas
Horário para marcações
Segunda a Sexta | 8:00 – 23:00 |
Sábado | 8:00 – 23:00 |
Domingo | 9:00 – 16:00 |
+351 281 380 660
chamada para rede fixa nacional
ONDE NOS ENCONTRAR
Um terapeuta da fala é um profissional com um curso superior (independente da medicina) que exerce terapia da fala, ou seja, avalia, previne e intervém em problemas de fala (que inclui a voz, a articulação e a fluência), de linguagem, de comunicação e de deglutição.
A voz é o som que fazemos quando falamos, gritamos, choramos, espirramos…
É produzida na laringe, que é uma espécie de tubo que fica na zona da garganta onde se encontram as cordas vocais. Quando respiramos elas estão abertas, para permitir a passagem do ar. Quando falamos elas vibram, ou seja, abrem e fecham muito depressa, saindo som.
Alguns problemas que afectam a voz: cancro da laringe; pólipos, nódulos e paralisia das cordas vocais.
A articulação é a produção dos sons da fala (vogais e consoantes) através da realização de movimentos feitos pela língua, lábios, mandíbula e úvula.
Quando alguém não consegue produzir determinado som (não diz, por exemplo, o som L) tem uma dificuldade articulatória.
A fluência é o ritmo normal e constante de falar (harmonioso), sem que existam repetições, prolongamentos, hesitações ou tensões, nem uma fala muito rápida ou demasiado lenta.
O problema mais conhecido de fluência é a gaguez.
A linguagem é a capacidade que nos permite comunicar uns com os outros, produzindo e compreendendo palavras e frases escritas ou faladas.
Algumas crianças têm dificuldades em desenvolver a linguagem (ex.: crianças com surdez, síndrome de Down, atraso de linguagem, etc) mas também existem adultos que depois de terem adquirido a linguagem têm problemas no seu uso (ex.: pessoas que têm tromboses, tumores cerebrais ou acidentes de viação e ficam com dificuldades em falar, ler, escrever, compreender, repetir ou em fazer contas).
A comunicação é o processo que nos permite transmitir e receber mensagens.
A fala não é a única forma de comunicar, também se usam gestos enquanto se fala, escrita, desenhos, expressões faciais (de medo, alegria)…
Quando as pessoas não conseguem comunicar através da fala e não transmitem o que desejam podem ter um problema de comunicação (como acontece com algumas pessoas surdas ou com outras deficiências) o objetivo é ajudá-las a escrever, apontar, usar gestos ou fazer o que quiserem e conseguirem para alcançarem os seus propósitos (existem sistemas de comunicação alternativa como tabelas comunicativas e programas de comunicação para instalar em computador).
A deglutição é o conjunto de movimentos que efetuamos quando engolimos.
Quando temos dificuldades em engolir (alimentos sólidos ou líquidos) temos disfagia. Esta afeta crianças, adultos e principalmente idosos. Pode ser causada por problemas cerebrais, tumores, problemas de estômago ou outros.
Para todas as pessoas, desde bebés a idosos, que tenham alterações em qualquer das áreas acima mencionadas.
Frequentemente as sessões são semanais e individuais e têm a duração aproximada de 1h, mas depende de cada caso e do terapeuta.
O terapeuta da fala pode trabalhar sozinho ou estar ligado a outros profissionais, realizando um trabalho de equipa sempre que necessário. Alguns desses profissionais poderão ser médicos (otorrinolaringologistas, fisiatras, ortodentistas, dentistas…), professores, informáticos, entre muitos outros.